Blog Innova Travel fique por dentro das dicas e promoções

O que fazer em Jericoacoara: descubra os principais cartões postais do destino

Não é a toa que o Ceará reúne milhares de turistas todos os anos, afinal, são mais de 500 km de costa com muito sol e mar para curtir durante todo o ano. Entretanto, um destino em especial no estado vem chamando bastante a atenção dos viajantes: a beleza exuberante de Jericoacoara. Mas afinal, o que fazer em Jericoacoara?

Localizada no município de Jijoca de Jericoacoara, o local conta com banho de mar, rio, lagoas, dunas de areias e uma cenário todo especial que você só encontra nesse paraíso cearense. Entretanto, para visitar o local o viajante vai precisar enfrentar algumas horas a mais de viagem partindo da capital mais próxima, por isso, antes de partir em viagem para Jeri, algumas informações são essenciais.

E para te ajudar nessa etapa, separamos todos os detalhes e algumas dicas que valem a pena ter em mente para garantir uma viagem inesquecível para Jeri. Continue com a sua leitura e descubra o que fazer em Jericoacoara!

Onde fica e como chegar em Jericoacoara

vila de jericoacoara

Saiba que Jeri se localizada em um município chamado Jijoca de Jericoacoara, distante cerca de 280 km da capital. Por isso, se você estiver partindo de Fortaleza, terá que garantir o seu transporte para chegar ao município. Atualmente você já encontra serviços de transfer, aluguel de carros particulares e ônibus intermunicipal.

De transfer ou carro particular, a viagem tem uma duração média de 5 horas, enquanto de ônibus, a duração total é de 6h45min. Além disso, os horários de embarque e desembarque são sempre os mesmos: saída de 5h de Fortaleza, e de 11h45 de Jijoca.

Ao chegar em Jijoca, os turistas precisam trocar de transporte, isso porque a estrada para a Vila de Jericoacoara só permite o acesso por meio de veículos 4×4. 

A viagem até a vila tem duração total de 50 min, entretanto, a famosa e deslumbrante Lagoa do Paraíso se encontra nesse trajeto, portanto, a parada é obrigatória. E esse não é o único cartão postal que você encontra o que fazer em Jericoacoara! Por isso, vamos dar dicas de lugares maravilhosos que você precisa conhecer!

APA – Parque Nacional de Jericoacoara

parque nacional de jericoacoara

Você sabia que Jeri é uma área de preservação ambiental? Por isso, antes de escolher o que fazer em Jericoacoara, para visitar o local os visitantes precisam pagar uma taxa de R$ 5,00 por dia para terem entrada liberada no Parque Nacional de Jericoacoara.

Você pode realizar o pagamento on-line antecipado no site da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara ou, se preferir, pagá-la diretamente na vila, em um dos dois postos da prefeitura disponíveis logo nas duas entradas para Jeri.

Visite a Árvore da Preguiça perto da praia

árvore da preguiça

Um dos cartões postais mais característicos da região, a Árvore da Preguiça é uma espécie nativa da região, isolada em meio ao ambiente desértico do Parque Nacional de Jericoacoara, a alguns metros do mar. Devido aos fortes ventos marítimos da região, essa árvore cresce curvada, como se estivesse deitada na areia, daí o nome “Árvore da Preguiça”.

A primeira dica do que fazer em Jericoacoara fica localizada no caminho da estrada em meio a praia, entre a Vila de Jeri e a Praia do Preá, outro lugar bastante visitado da região. Por isso, vale a pena fazer uma parada para fotos e garantir mais esse cartão postal na sua viagem.

Garanta lindas fotos na Pedra Furada

Pedra Furada

Outro ponto turístico bastante famoso da região é a Pedra Furada, uma formação rochosa na beira do mar com um lindo cenário para as suas fotos.

Para visitar o local os visitantes precisam encarar uma trilha de 1h30 com subidas e descidas, já que o carro 4×4 não pode realizar esse percurso. Entretanto, alguns moradores locais oferecem o transporte por jegue, que o visitante pode contratar caso não queria enfrentar a trilha a pé.

Para garantir uma foto espetacular em frente a pedra, procure por uma rocha de cerca de 1 m de altura na faixa de areia em frente ao local. Suba nessa pedra e use um ângulo próximo à areia para criar uma ilusão de que está sobre a Pedra Furada! Lembre-se de conferir a tábua das marés e escolher um horário com maré baixa para visitar o local que é mais uma dica do que fazer em Jericoacoara.

O que fazer em Jericoacoara: Lagoa do Paraíso

Lagoa do Paraíso

Como já falamos, a Lagoa do Paraíso se encontra no caminho entre Jijoca e a vila de Jeri, por isso, essa será uma das primeiras paradas da sua viagem.

Visitar uma lagoa de águas calmas, rasas e com poucas ondas é a melhor opção do que fazer em Jericoacoara. Cheia em qualquer época do ano, a lagoa é o principal cartão postal do lugar, por isso, não tem como viajar para Jeri e não conhecer sua principal lagoa.

O lugar conta com alguns restaurantes a beira da lagoa que vale a pena conhecer para garantir um maior conforto para o seu dia. O principal estabelecimento é o Alchymist, um clube de praia com uma mega estrutura, mesas e cadeiras na areia, armários, banheiros e um cardápio todo especial para os seus clientes.

Encerre o dia com o Pôr do Sol na Duna do Sol

Duna do Pôr do Sol

O que fazer em Jericoacoara no final do dia? Assistir o pôr do sol! Não importa qual o percurso que você escolher fazer em Jeri, vale a pena reservar o final da tarde para apreciar o lindo pôr do sol no mar de Jeri em cima da duna do pôr do sol. O lugar conta com uma vista privilegiada para assistir esse espetáculo inesquecível.

O céu se colore de laranja enquanto o sol dobra de tamanho para se encontrar com o mar em um momento todo especial. Essa é a melhor maneira de se despedir desse paraíso!

Conheça esse destino inigualável no coração do nordeste

O que fazer em Jericoacoara

Jeri é um local único, com vários cartões postais bem diferentes dos demais destinos do nordeste. Por isso, vale a pena conhecer o local nem que seja em um bate e volta de um dia para conhecer melhor a capital cearense

Entretanto, o ideal é se hospedar na vila e desbravar os encantos do local dia após dia. Como Jeri já conta com uma infraestrutura completa para os turistas, as opções de hospedagem e restaurantes pé na areia não são poucas. A pergunta o que fazer em Jericoacoara, vai te levar a conhecer os principais cartões postais do destino!

Se encantou por Jericoacoara e quer conhecer esse destino pessoalmente? Clique aqui e confira os pacotes especiais da Innova Travel com aéreo, transfer e hospedagem.

Deixe seu comentário

ASSINE NOSSA NEWSLETTER e receba novidades sobre as promoções e muito mais!

SEU E-MAIL ESTÁ SEGURO CONOSCO.