Blog Innova Travel fique por dentro das dicas e promoções

7 lugares incríveis para conhecer em Fernando de Noronha

Você já sonha em conhecer Fernando de Noronha? A ilha é um dos destinos de viagem mais cobiçados pelos turistas de todo o mundo, afinal, suas praias são internacionalmente conhecidas como verdadeiros paraísos.

As opções de passeios e atividades que a ilha oferece são bem variados, portanto, não vai faltar opção de diversão durante sua estadia em Fernando de Noronha. E para te ajudar a conhecer os melhores pontos, separamos 7 lugares incríveis que você precisa visitar na ilha.

Continue sua leitura e anote essas dicas na hora de planejar a sua viagem!

1) Baía do Sancho

Fernando de Noronha_innova_8

Já começamos com a praia mais famosa de toda a ilha: a Baía do Sancho! Eleita como a praia mais bonita do mundo por quatro anos consecutivos pelo Trip Advisor, o lugar conta com o cenário perfeito para aproveitar o sol e o mar de Noronha!

É muito importante saber que a baía, assim como outros pontos turísticos da ilha, ficam dentro do território do Parque Nacional Marinho, uma área de preservação. Por isso, seu acesso é permitido somente apresentação de um ingresso pago, garantido na sede do Projeto Tamar.

Para chegar à Baía do Sancho, um dos lugares mais bonitos de Fernando de Noronha, o visitante deverá se encaminhar para o PIC Golfinho Sancho, a porta de entrada para as trilhas e a escada de acesso à praia. No PIC. você conta com toda a infraestrutura de apoio aos visitantes do PARNAMAR, como chuveiros de água doce, banheiros e lanchonetes com a venda de bebidas e lanches.

Siga pela trilha suspensa do Sancho, uma caminhada leve e curta, até chegar ao Mirante do Sancho, a vista espetacular vai logo chamar a sua atenção! A partir daí, você deverá descer uma escada marinheiro vertical, cravada nas rochas, com mais de 200 degraus. Mas não se preocupe, depois desse pequeno esforço que vale muito a pena, você pode curtir o mar e aproveitar esse verdadeiro paraíso!

Se você escolher conhecer Noronha entre os meses de abril e junho, uma época considerada chuvosa, terá a oportunidade de se banhar nas duas lindas cachoeiras que se formam na Baía do Sancho.

2) Projeto TAMAR em Fernando de Noronha

Fernando de Noronha_innova_7

O Projeto Tamar iniciou suas atividades na ilha em 1984, quando o lugar ainda era território federal administrado pela Aeronáutica.

Depois que se estabeleceu em Fernando de Noronha, ele se tornou responsável pela preservação da vida marinha na ilha e o cuidado especial com as tartarugas marinhas, o que fez desse animal o mascote da ilha.

Além do monitoramento das espécies durante o período reprodutivo, a base do projeto também mantém um programa de recaptura de tartarugas que utilizam o arquipélago como área de alimentação, crescimento e repouso durante uma etapa do seu ciclo de vida.

Com o grande fluxo turístico na região, o Projeto Tamar costuma promover palestras e eventos culturais que chamam a atenção para a importância da preservação e educação ambiental. Visite o Centro de Visitantes e Museu Aberto das Tartarugas Marinhas na sede do Projeto Tamar na ilha, e participe dos eventos que acontecem diariamente no local. Esse é um passeio único e cheio de conhecimento para você entrar em sintonia com a natureza local.

3) Mergulho em Noronha

Fernando de Noronha_innova_6

Outro passeio muito procurado em Fernando de Noronha é o mergulho de batismo, então, se você está visitando a ilha pela primeira vez, essa atividade é quase que obrigatória!

Os lugares para mergulhar são bem variados, e todos eles contam com uma vida marinha muito rica e especial. O passeio te dá a oportunidade de comprovar toda a fama e a beleza de um dos top 3 destinos de mergulho do mundo!

A aventura já começa no passeio de barco, que vai te levar para o melhor ponto de mergulho, uma área rica em recifes de corais, repletos de cardumes de peixes, tartarugas marinhas, arraias, e até tubarões!

O mergulho é feito com equipamento especial de mergulho, com tanque de oxigênio, além de ser acompanhado por um guia e instrutor. Você pode chegar até 12 metros debaixo d’água, e permanecer até 30 minutos no fundo do mar contemplando a sua beleza natural.

Vale a pena levar sua câmera aquática para garantir ótimas fotos embaixo d’água, mas certifique-se de que ela estará bem carregada, afinal, você não vai querer perder um minuto de gravação nessa oportunidade maravilhosa!

4) Museu do tubarão

Fernando de Noronha_innova_5

O Museu do Tubarão é um dos lugares mais visitados pelos turistas que viajam para Fernando de Noronha. O lugar, além de funcionar como um museu com várias arcadas dentárias de diferentes espécies de tubarões, também conta com um restaurante com várias opções de pratos regionais.

O principal prato do restaurante, e uma marca registrada de Noronha, é o tubalhau, um bolinho de mandioca e carne de tubarão, todos que provam adoram!

No terreno em frente ao museu, você encontra algumas esculturas ao ar livre famosas pelas tradicionais fotos dos turistas no local. Andando um pouco mais você chegará ao lindo Mirante do Buraco da Raquel.

A história desse lugar ainda não é totalmente conhecida, já que diferentes teorias ainda são contadas pelos moradores locais. Uma delas conta que Raquel era a filha de um poderoso general que morava na ilha quando esta ainda estava sob o domínio das forças armadas. Sofrendo de um distúrbio mental grave, Raquel costumava se esconder no buraco entre as rochas durante suas crises para se acalmar com o barulho das ondas, daí o nome Buraco da Raquel. As outras teorias você pode descobrir perguntando aos locais durante sua visita à ilha.

5) Cacimba do Padre

Fernando de Noronha_innova_4

A praia Cacimba do Padre é um verdadeiro xodó dos visitantes de Fernando de Noronha, isso porque, além de contar com muito espaço de areia livre para a prática de esportes como futebol e vôlei, a vista da praia é espetacular! Nada melhor do que aproveitar uma tarde de sol e mar com o cenário do Morro Dois Irmãos no horizonte não é mesmo?

Com alguns passos você tem a oportunidade de conhecer as praias do Quixaba e do Bode, do seu lado direito, e a Baía dos Porcos do se lado esquerdo. O acesso ao Mirante Dois Irmãos, com vista privilegiada para o morro também pode ser encontrado nessa praia.

Se você curtir a prática do surf, pode preparar a sua prancha, as ondas do local costumam chamar a atenção dos surfistas. O mergulho livre também é bem tranquilo, já que as águas que banham esse lado da ilha são as do mar-de-dentro, a porção do Oceano Atlântico voltado para o continente americano.

6) PARNAMAR

Fernando de Noronha_innova_3

Como já mencionamos acima, uma área equivalente a 70% do território da ilha faz parte do PARNAMAR, o Parque Nacional Marinho, uma área de proteção ambiental, sobre a responsabilidade da ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

O PARNAMAR busca promover a qualidade de vida dos moradores locais, ao mesmo tempo que garante a conservação da biodiversidade da ilha. Assim, para garantir o funcionamento do parque, os visitantes que desejam conhecer as praias e os outros pontos turísticos do parque, precisam pagar uma taxa que dá direito a sua visitação por até 10 dias.

Alguns dos lugares mais encantadores da ilha estão no território do parque, são eles: a Baía do Sancho e dos Porcos, a Praia do Leão, do Atalaia e a Cacimba do Padre. As praias da Conceição, do Meio e do Cachorro, lugares que valem muito a pena conhecer, não estão no território do parque, por isso, você não vai precisar do ingresso.

Se sua viagem já estiver marcada para Fernando de Noronha, você já pode realizar o pagamento antecipado do ingresso no site oficial do PARNAMAR. O valor é de R$ 106,00 para os brasileiros e de R$ 212,00 para estrangeiros. Crianças menores de 5 anos de idade não precisam pagar pelo ingresso, mas ainda assim o cadastro é obrigatório.

Vale lembrar que mesmo que você realize o pagamento antecipado pelo site, você ainda terá que se encaminhar ao Centro de Visitantes do Projeto Tamar, ou ao PIC Golfinho-Sancho, no acesso às trilhas do Mirante dos Golfinhos e Mirante do Sancho, para retirar o seu ingresso. Não se esqueça de levar o seu comprovante do pagamento on-line para o momento de retirada.

7) Vila dos Remédios

Fernando de Noronha_innova_2

A Vila dos Remédios é o centro comercial da ilha, onde você vai encontrar os principais restaurantes e lojas. Um dos restaurantes mais conhecidos e procurados pelos turistas na Vila dos Remédios é o Flamboyant Rock Restaurant, que fica bem no centro da vila.

As opções de pratos são bem variadas, e o sabor é garantido! O prato de peixada amarela preparada na folha de bananeira é o favorito tanto dos turistas, quanto dos moradores da ilha, então vale a pena conferir pessoalmente sua fama!

As lojinhas de roupas, de lembrancinhas e os supermercados também estão todos localizados no centro da Vila dos Remédios, e como a maioria das pousadas também ficam próximas ao centro, o acesso ao lugar é bem facilitado.

Um destino encantador

Fernando de Noronha_innova_1

Fernando de Noronha é o destino perfeito para curtir as férias ou até mesmo um final de semana de descanso. E para garantir os melhores valores, nada melhor do que um pacote especial com voo e hospedagem inclusos no maior conforto. Pensando nisso, a Innova preparou um pacote ideal para seu descanso nesse paraíso.

 

Escolha seu pacote especial para férias na ilha mais cobiçada do Brasil. Clique aqui para saber mais!

Deixe seu comentário

ASSINE NOSSA NEWSLETTER e receba novidades sobre as promoções e muito mais!

SEU E-MAIL ESTÁ SEGURO CONOSCO.